Como devo proceder após a minha defesa?

A CoPG em sua 166a reunião (10/12/2025) implementou o novo fluxo de defesa no ProPGWeb, iniciado em 02/02/2026.

Além das solicitações de agendamento de defesas, também os procedimentos pós-defesa serão feitos exclusivamente pelo ProPGWeb pelo estudante, com envolvimento do docente orientador, membros da banca avaliadora, e PPGCFau (secretaria/coordenação).

É imprescindível que o estudante esteja ciente com as normas e prazos, conforme exposto no Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da UFSCar e Regimento Interno do PPGCFau.

No sistema ProPGWeb deverão ser realizados os seguintes procedimentos pós-defesa:

 - o lavramento do relatório de defesa pelos membros da banca avaliadora;

- a inserção da versão definitiva do trabalho de conclusão do mestrado (dissertação), no caso de aprovação, observando os prazos cabíveis e as correções da banca examinadora (caso existam);

- o aceite do orientador(a) da versão definitiva

- a homologação pela CPG-PPGCFau

- a comprovação da realização do auto-depósito da versão definitiva pelo discente no Repositório Institucional da UFSCar

- a entrega pelo estudante do Atestado Negativo (ou Nada Consta) da Biblioteca

- o encaminhamento pelo PPGCFau da concessão de título para homologação pela CoPG e solicitação de emissão do diploma pela ProPG

 

Os vídeos de orientação aos usuários do ProPGWeb estão disponíveis nos links abaixo, e também estarão disponíveis durante a interação dos usuários com o fluxo no ProPGWeb, no botão "?".

Vídeo para o perfil "discente" - https://www.youtube.com/watch?v=sP_7h-cKvKc

Vídeo para o perfil "orientador(a)" - https://www.youtube.com/watch?v=dj5GTjKbRc4

Vídeo para o perfil "membro de banca examinadora" - youtube.com/watch?v=ylMgcyB-VCk&feature=youtu.be

Vídeo para o perfil "PPG: secretaria e coordenação" - https://youtu.be/ZmSH18UiXFo