Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna (PPGFau), curso de Mestrado Profissional, é uma iniciativa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que foi inspirada a partir de um termo de cooperação com a Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP). O histórico desse convênio iniciou-se em 2010 quando pesquisadores da UFSCar, da FPZSP e de outras quatro instituições do estado de São Paulo se aglutinaram para a construção de um grande projeto de pesquisa na área da conservação da fauna. Desde sua fundação em 1970, a UFSCar tem participado do esforço nacional de formação de recursos humanos, graduado e pós-graduado, de reconhecida qualidade, em quase todas as áreas do conhecimento.

A UFSCar tem um corpo docente altamente qualificado, com cerca de 95% de doutores em seu quadro, que orientam cerca de 3.000 estudantes de pós-graduação stricto sensu e possuem excelente produção científica, comparável às grandes universidades do país e do exterior.

Por outro lado, a FPZSP, criada em 1958, tem como missão manter uma coleção de animais vivos, de todas as faunas, para educação e recreação do público e para pesquisas biológicas; instalar uma Estação Biológica, para investigações da fauna da região e pesquisas correlatas; e facilitar o trabalho de pesquisadores nacionais ou estrangeiros, no domínio da zoologia, em seu sentido mais amplo. Ela mantém e reproduz espécies silvestres nativas e exóticas ameaçadas de extinção, cumpre importante papel na educação ambiental e em pesquisa científica para a conservação, e está vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

A Fundação está localizada no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), São Paulo, em um remanescente de Mata Atlântica de 82.45 ha, onde mantém uma população de cerca de 3200 animais, entre espécies distintas de aves (200), mamíferos (100), répteis (90), além de anfíbios e invertebrados. Dentre as espécies, 33 (trinta e três) constam da lista brasileira de fauna ameaçada. A FPZSP aloja nascentes do histórico Riacho do Ipiranga,cujas águas formam um lago que acolhe exemplares de aves de várias espécies, além de aves migratórias, e sua mata abriga diversos animais nativos, como macaco-bugio, bicho-preguiça, lagarto-teiú, ouriço, tucano-de-bico-verde, jararaca, jacus, formando uma maravilhosa fauna paralela.

A FPZSP está construindo o Centro de Conservação de Fauna Silvestre do Estado de São Paulo (CECFAU), no município de Araçoaiba (SP), concebido para desenvolver programa integrado de conservação da biodiversidade em um ambiente ecológico saudável e sustentável, com a missão de gerar conhecimentos, desenvolver tecnologias e estabelecer procedimentos para a conservação da fauna silvestre brasileira, por meio de trabalhos in situ e ex situ de forma integrada e que resultem em benefícios à fauna e ao ambiente como um todo; voltada em princípio às espécies criticamente ameaçadas, pouco conhecidas ou extintas na natureza. As suas linhas de ação incluem a interação inter-espécies silvestres, entre espécies e habitat, manejo e reprodução ex situ, e a importância da fauna nas políticas de preservação de florestas e recursos hídricos. O PPGCFau, como está constituído, potencializa a expertise da UFSCar e da FPZSP na formação de mestres profissionais altamente qualificados, na área da conservação da fauna.

Reconhecimento do Curso

  • O PPGCFau, recomendado pela CAPES, com conceito 3 (Quadriênio 2013 - 2016)
  • O Programa foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFSCar em 14/12/2012.

Coordenação

5ª Gestão (11/2019 à atual)
Coordenador: Prof. Dr. Pedro Manoel Galetti Junior
Vice-Coordenador: Prof. Dr. Luiz Eduardo Moschini

4ª Gestão (11/2017 à 10/2019)
Coordenador: Prof. Dr. Pedro Manoel Galetti Junior
Vice-Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Adorna Fernandes

3ª Gestão (07/2015 à 10/2017)
Coordenador: Prof. Dr. Luiz Eduardo Moschini
Vice-Coordenador: Prof. Dr. Pedro Manoel Galetti Junior

2ª Gestão (04/2014 à 06/2015)
Coordenador: Prof. Dr. Pedro Manoel Galetti Junior
Vice-Coordenador: Profa. Dra. Patrícia Domingues de Freitas

1ª Gestão (12/2012 à 03/2014)
Coordenador: Prof. Dr. Pedro Manoel Galetti Junior
Vice-Coordenador: Prof. Dr. Reinaldo Otávio Alvarenga Alves e Brito