Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna (PPGCFau), curso de Mestrado Profissional, é uma iniciativa conjunta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Fundação Parque Zoológico de São Paulo(FPZSP), estabelecida por um Acordo de Parceria entre as instituições.

Objetivos do Curso e o Perfil do profissional a ser formado

O curso de mestrado profissional em Conservação da Fauna tem como objetivos a formação de mestres profissionais habilitados para desenvolver atividades e trabalhos técnico-científicos na área de conservação da biodiversidade animal, particularmente da fauna brasileira, e a capacitação e o treinamento de pesquisadores e profissionais que venham aumentar a capacidade de geração, difusão e utilização do conhecimento científico no processo produtivo de tecnologias, serviços e políticas públicas no campo da conservação da biodiversidade.

O PPGCFau se destaca pela natureza e especificidade do conhecimento científico e tecnológico que produz para a gestão e manejo para conservação in situ e ex situ, pela relevância dos zoológicos, particularmente, na educação ambiental, na facilitação da pesquisa dos animais cativos e na promoção dos valores ecológicos, econômicos, sociais e culturais de nossa biodiversidade. O egresso desse curso atenderá a demanda de profissionais altamente qualificados que promovam efetivamente as ações de conservação com bases científicas e tecnológicas, construindo referências para as atividades de conservação in situ, a ser realizada em parques e reservas, e ex situ, nos zoológicos brasileiros. Esse profissional terá condições de produzir novos conhecimentos e tecnologias e de implementar e coordenar ações e políticas de conservação da fauna, em especial os representantes da fauna ameaçada pelas ações antrópicas crescentes, que encontram guarda nas reservas e nos zoológicos, colocando os projetos de conservação de nossa biodiversidade em patamares de qualificação comparados aos grandes centros mundiais de conservação.

Descrição sintética do curso

Dado à característica do Acordo de Parceria entre a UFSCar e a FPZSP, o Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna terá suas atividades desenvolvidas nas dependências dos campi da UFSCar, bem como nas dependências da Fundação Parque Zoológico de São Paulo e nas instituições parceiras, incluindo disciplinas teóricas e práticas e trabalho de campo.

Para integralização dos créditos em disciplinas o aluno deverá cursar 36 créditos. Para conclusão do curso, além da integralização dos créditos em disciplinas o aluno deverá ser aprovado em exame de proficiência em inglês e na defesa pública do Trabalho Final de Conclusão do Mestrado Profissional. O Trabalho Final de Conclusão do Mestrado Profissional poderá ser em forma de dissertação ou de outras formas (publicação tecnológica, desenvolvimento de materiais didáticos, desenvolvimento de programas de mídia, desenvolvimento de produtos, processos e técnicas) como prevê a legislação em vigor. Para todo Trabalho Final de Conclusão do Mestrado Profissional cuja forma seja diferente de “Dissertação de Mestrado” será exigida a apresentação de um “Relatório de Desenvolvimento do Trabalho Final” onde deverá ser descrito detalhadamente todo procedimento na elaboração do mesmo.