Internacionalização

Desde sua implantação em 2013, o PPGCFau tem desenvolvido atividades importantes de internacionalização, tais como a organização de eventos internacionais, a visita de pesquisadores do exterior aos diversos laboratórios vinculados a docentes do PPGCFau, a participação de alunos e docentes em eventos no exterior, e estágios ou visitas realizadas por alunos e docentes do programa no exterior.

Dentre as instituições que receberam nossos alunos para estágios ou trabalhos de pesquisa no exterior, destacam-se o Laboratório de SIG e Análises Espaciais do Smithsonian Conservation Biology Institute, em Front Royal, VA, USA; o Disease Investigation Lab and Conservation Genetics Lab of San Diego Zoo, San Diego, USA; e o projeto de conservação da Cheetah (Cheetah Conservation Fund), na África.

Como indicadores de reconhecimento e visibilidade internacional dos docentes do PPGCFau, a maioria tem sido convidada como revisores ad hoc de trabalhos submetidos em várias revistas internacionais (por exemplo, Biological Conservation, Frontiers in Genetics, Journal of Fish Biology, Molecular Phylogenetic and Evolution, entre outras), bem como participado do corpo editorial de periódicos relevantes (GENETICA, da Springer).

Além das ações específicas do PPGCFau, no âmbito da UFSCar, as ações de internacionalização e convênios e intercâmbios têm o apoio da SRInter (Secretaria Geral de Relações Internacionais), que tem como missão propor e desenvolver a política de relações internacionais da Universidade, por meio da promoção da cooperação e do intercâmbio científico e acadêmico entre a UFSCar e instituições estrangeiras. Por meio da SRInter são realizados convênios internacionais e intercâmbios de alunos de graduação e pós-graduação e docentes.

A UFSCar participa do programa CAPES/PRINT para intercâmbio de alunos e professores do exterior para o Brasil e de brasileiros para o exterior. Embora o PPGCFau não faça parte direto do PRINT (programa estabelecido somente com programas nota 5 ou superior), os docentes e alunos do PPGCFau tem se beneficiado indiretamente do programa por meio dos pesquisadores visitantes que visitam a UFSCar, financiados pelo PRINT, e que ministram cursos e palestras para os docentes e alunos em geral.

A UFSCar também participa de diversas associações e organizações internacionais para cooperação e intercâmbio científico e acadêmico com outras instituições de ensino e pesquisa internacionais, como: Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP), Grupo Tordesilhas e Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. 

Além disso, a UFSCar também participa da AUGM – Associação de Universidades do Grupo Montevidéu, que reúne universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, voltado para o intercâmbio de conhecimentos, pesquisadores e alunos através de programas de mobilidade acadêmica e seminários internacionais.

Para os alunos estrangeiros, a UFSCar oferece o curso de português para estrangeiros, ministrado semestralmente pelo Centro de Referência de Português para Estrangeiros, com níveis básico, intermediário e avançado. Estes cursos propiciam que estudantes e pesquisadores estrangeiros adaptem-se com maior facilidade à vida no campus, contribuindo para o intercâmbio internacional.

A UFSCar ainda mantém o Núcleo de Línguas (NucLi), um centro aplicador de exame de proficiência, com diversas aplicações mensais do TOEFL ITP e também de oferta de diversos cursos de Inglês, com temas variados, tais como: conversação e pronúncia, prática oral, estratégias de leitura, desenvolvimento de habilidades linguísticas com foco no convívio social, Inglês para propósitos acadêmicos, Inglês como língua internacional em uso, preparatório para exames de proficiência, dentre outros.

A UFSCar também conta com o Instituto de Línguas da UFSCar (IL), cuja missão é desenvolver, acompanhar e avaliar as políticas linguísticas implementadas pela UFSCar, reconhecendo demandas e planejando ações para a disseminação do conhecimento de línguas e culturas e formando pessoas para atuar nesse campo. Dentre as várias atividades que o IL oferece, estão cursos de diversas línguas, tradução, interpretação, e revisão de textos, oficinas temáticas, bem como o acolhimento de estrangeiros em mobilidade acadêmica, propiciando um ambiente amistoso de troca de experiências entre pessoas de diferentes culturas e línguas.

Dessa maneira, o conjunto de todas essas ações de internacionalização cria um ambiente muito rico de oportunidades para os docentes e discentes do PPGCFau.