Inserção Social

Vários trabalhos e atividades técnicas dos docentes do PPGCFau têm um forte componente de inserção social. Alguns docentes como os profs Pedro Galetti, Patrícia Freitas, Vlamir Rocha e Mara Cristina Marques participam a convite de reuniões e/ou discussões patrocinadas pelo ICMBio sobre planos de ação ou listas vermelhas de vários grupos taxonômicos, particularmente peixes e alguns mamíferos. O prof. Luiz Eduardo Moschini desenvolve trabalhos de planejamento e geozoneamento ambiental junto a vários municípios no estado de São Paulo e outros estados.

Além disso, o LabBMC, coordenado pelos professores Pedro Galetti e Patrícia Freitas, desde 2011, realiza um trabalho de rotina de análise molecular de tecidos provenientes de caça, para identificação segura da espécie caçada, para a Polícia Ambiental do estado de São Paulo, particularmente para o 4o. Batalhão, sediado em São José do Rio Preto. A partir de 2018, anualmente, é produzido um Relatório Técnico que é encaminhado ao comando do 4o. Batalhão da Polícia Ambiental e fica disponível no site do laboratório (www.labbmc.ufscar.br) o Relatório Técnico 2018 reuniu dados do ano-base 2017, enquanto o Relatório Técnico 2019 tem os dados de 2018 e 2019. Além disso, em 2018, por solicitação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (ICMBio), os profs Patrícia Freitas e Pedro Galetti realizaram análises genéticas de parentesco de indivíduos apreendidos em tráfico ilegal do mico-leão-dourado, com relatórios encaminhados àquele órgão.

Em 2018, o trabalho de mestrado concluído por Olivaldi A. B. Azevedo, major da Polícia Ambiental do estado de São Paulo, sob orientação do prof. Pedro Galetti resultou na elaboração e publicação da CARTA DA CAÇA PAULISTA, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo. Também em 2018, como resultado do trabalho de mestrado da aluna Adriana Paula Bernardo Cravo, orientada da profa. Alexandra Sanches, foi estabelecida uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do município de Campina do Monte Alegre, com a finalidade de planejar medidas de mitigação de atropelamentos de fauna na região, baseadas nos hotspots identificados no trabalho da estudante.

Em 2019, a professora Mara Cristina Marques assumiu, com mandato até 2021, a diretoria de secretaria da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil -AZAB.

Além disso, por meio da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, o PPGCFau tem tido uma inserção social muito grande, particularmente por que o Zoológico recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano (por exemplo, 1.310.473 visitantes em 2017). Desde sua inauguração, em 16 de março de 1958, o Parque Zoológico recebeu 92.077.824 visitantes e o Zoo Safári recebeu 3.343.282 visitantes desde sua inauguração, em 05 de junho de 2001, totalizando 95.421.106 visitantes até o final de 2018.

Além disso, a FPZSP possui um conjunto grande de atividades e exposições especiais que elevam seu público alvo a números maiores. Isso acaba resultando numa oportunidade única aos docentes e alunos do PPGCFau de participarem, direta e indiretamente, de várias dessas atividades. A FPZSP também mantém publicações regulares (informativos digitais "Zoo é Notícia" e "Abrindo o Bico" - bimestrais, e a revista "Ciência no Zoo" - semestral), que são instrumentos de grande penetração na sociedade em geral e têm permitido mostrar para a sociedade os trabalhos desenvolvidos por nossos estudantes.

A UFSCar, por sua vez, mantém um grande conjunto de atividades voltadas para a sociedade, permitindo uma forte inserção social de seus cursos de graduação e programas de pós-graduação, incluindo o PPGCFau. São bons exemplos dessa inserção o Circo da Ciência para apresentação das pesquisas realizadas na UFSCar e a Feira do Conhecimento, para a apresentação do conhecimento produzido e aprendido na UFSCar, em ambos os casos o público alvo são os alunos do ensino médio e do fundamental, mas são abertos à toda comunidade. Há inúmeras outras atividades institucionalmente desenvolvidas que transferem sociedade o conhecimento e as pesquisas geradas na UFSCar.