Disciplinas

FAU-125: Delineamento Experimental e Estatística Univariada

Ementa: 1. Medidas de tendência central, dispersão e distribuição normal; (4h) 2. Estrutura de Análise de Variância (ANOVA) paramétrica e teste estatístico; (4h) 3. Delineamento de ANOVA e testes não paramétricos: ranqueamento e randomização; (4h) 4. Delineamento de Teste-t e testes paramétricos e não paramétricos; (4h) 5. Regressão linear; (8h) 6. Regressão logística; (8h) 7. Qui-quadrado e Teste Exato de Fisher; (8h) 8. Prática com softwares para análises estatísticas; (8h) 9. Realização de seminário com estudos de caso; (8h) 10. Avaliação; (4h)

FAU-126: Ecologia Molecular: a Genética Como Ferramenta Para Estudos Ecológicos e de Conservação da Fauna

Ementa: História e introdução à Ecologia Molecular. Marcadores moleculares em Ecologia. Análise genética para caracterização de indivíduos (identificação individual, sexagem, melanismo e outras variações, parasitas). Parâmetros genéticos intrapopulacionais (diversidade genética, endocruzamento, razão sexual, tamanho populacional). Análises genéticas de múltiplas populações (estrutura genética, fluxo gênico). Genética aplicada a comunidades (identificação de espécies, estudo de interações). Genética molecular aplicada a ecologia comportamental. Conservação de populações naturais. Ecologia molecular: estudos de caso.

FAU-127: Ecologia de Populações

Ementa: Tamanho populacional, densidade, crescimento e regulação populacional; métodos de estimativa de tamanho populacional; interações entre populações: competição, predação, parasitismo, mutualismos, herbivoria; estratégias de forrageamento, teoria do forrageamento ótimo; território e área de vida, custos e benefícios da territorialidade; demografia: tabelas de vida, estrutura etária; sistemas de acasalamento.

FAU-128: Patologia Clínica e Microbiologia Molecular: do Diagnóstico de Zoonoses à Aplicação Biotecnológica

Ementa: Elucidar a importância da utilização de ferramentas microbiológicas e moleculares no diagnóstico de doenças em animais selvagens e aplicações biotecnológicas. 1. Boas práticas laboratoriais e Biossegurança; 2. Microbiologia e Doenças Infecciosas; 3.Técnicas Microbiológicas para o diagnóstico de patologias em animais selvagens; 4. Controle de qualidade; 5. Microbiologia Ambiental e Aplicada; 6. Princípios de Biologia Molecular; 7. Técnicas moleculares para identificação de patógenos; 8. Ferramentas e técnicas de engenharia genética; 9. Transcriptoma e expressão gênica; 10. Filogenia /Taxonomia molecular.

FAU-129: Seminários em Conservação da Biodiversidade

Ementa: A disciplina Seminários em Conservação da Biodiversidade tem como objetivo promover o treinamento do pós-graduando na apresentação didática de assuntos correlacionados com sua área de atuação referentes à discussão específica sobre os resultados do trabalho da dissertação.

FAU-130: Reprodução de Animais Silvestres

Ementa: A disciplina compreenderá os seguintes tópicos: Reprodução de anfíbios; Reprodução de Aves; Reprodução de Répteis e Reprodução de Mamíferos (tópico que será subdividido na infraclasse Marsupialia e nas ordens Rodentia, Pilosa, Cetacea, Artiodactyla, Carnivora e Chiroptera). Paralelamente, quando houver a disponibilidade, haverão visitas técnicas a grupos de pesquisa que empregam biotécnicas para o auxílio na reprodução de animais selvagens.

FAU-132: Escrita Para Divulgação Científica

Ementa: 1. Abordagem comparativa entre a escrita científica e de divulgação; 2. Contextualização teórica da escrita para divulgação científica; 3. Modos e meios de divulgação científica; 4. Veículos de divulgação: revistas e escopos; 5. Introdução de temas para elaboração de artigos; 6. Discussão de pautas em grupo para escolha de temas; 7. Desenvolvimento e estruturação de temas; 8. Desenvolvimento de títulos e subtítulos; 9. Trabalhando com o tema; 10. Decodificando a informação científico-acadêmica; 11. Gêneros Textuais; 12. Texto argumentativo-dissertativo e argumentação referenciada; 13. Gênero textual entrevista e inclusão de opinião; 14. Modos de linguagem e direcionamento focal; 15. Estruturação visual e inclusão de recursos; 16. Desenvolvimento de glossários e diagramas explicativos ‘in box’; 17. Escrita, revisão, edição e submissão de artigo; 18. Workshop e Seminários.

FAU-134: Herpetologia

Ementa: A disciplina visa familiarizar o discente com os principais grupos da herpetofauna, bem como, introduzí-lo aos princípios básicos do estudo deste grupo taxonômico. Será dada atenção especial à diversidade e conservação herpetofauna neotropical. Conteúdo programático: introdução à herpetologia. Principais grupos taxonômicos e suas relações filogenéticas. Características gerais de cada grupo. Biologia e diversidade da herpetofauna. Métodos de amostragem e estudo da herpetofauna. Conservação da herpetofauna neotropical.

FAU-135: Ecologia Animal

Ementa: Biogeografia - processos históricos e ecológicos. Dispersão. Padrões de distribuição. Riqueza e diversidade biológica. Metapopulações. Fragmentação de áreas naturais - aspectos faunísticos. Estudo da paisagem e fatores para sua conservação.

FAU-137: Técnicas Laboratoriais Como Ferramenta Para Conservação de Animais Silvestres

Boas práticas laboratoriais e Biossegurança, Patologia Clínica, Hematologia e Bioquímica, Urinálise e Parasitologia, Microbiologia e Doenças Infecciosas, Técnicas Microbiológicas para o diagnóstico de patologias em animais selvagens, Controle de qualidade, Prinípios de Biologia Molecular, Técnicas moleculares para identificação de patógenos, Técnicas diagnósticas aplicadas à virologia, Aplicações eco-epidemiológicas dos diagnósticos laboratoriais.

FAU-138: Mastozoologia

Ementa: Nesta disciplina pretendo abordar a origem e evolução dos mamíferos, citando as principais hipóteses biogeográficas relacionadas à diversificação do grupo ao longo do tempo, com ênfase na fauna da América do Sul. Cada uma das ordens e famílias que ocorrem no Brasil será caracterizada em termos morfológicos, onde apresentarei seus principais caracteres diagnósticos, a diversidade atual, as relações de parentesco, área de distribuição geográfica, bem como os problemas taxonômicos e de conservação relacionados a cada um destes grupos. A disciplina contará com aulas teóricas, aulas práticas, apresentação de seminários e discussão de artigos científicos nos temas abordados.