Disciplinas

FAU-104: Projeto de Pesquisa

Ementa: Pensando o problema. Levantamento bibliográfico. Construindo a hipótese. Metodologia. Cronograma e Resultados Esperados.

FAU-105: Genética da Conservação

Ementa: Serão discutidos os seguintes tópicos: Aspectos gerais da Genética da Conservação e Biodiversidade. Variação genética, partição, fluxo gênico e conservação. Consequências genéticas da redução do tamanho populacional. Consequências do endocruzamento e exocruzamento. Densidade populacional, fragmentação populacional, genética da paisagem e conservação. Manejo genético para a conservação. Barcode, incertezas taxonômicas e genética forense.

FAU-106: Manejo de Animais Silvestres In Situ Ex Situ

Ementa: A disciplina abordará aspectos da biologia geral e a taxonomia das espécies de animais silvestres da fauna brasileira com ênfase em mamíferos envolvendo conhecimento teórico e prático do manejo destes animais em condições de cativeiro ( ex situ) e de vida livre (in situ) apresentando técnicas de manejo em estudos de casos.

FAU-107: Biologia Evolutiva

Ementa: Esta disciplina pretende discutir os dois principais aspectos da biologia evolutiva: a) Os padrões evolutivos e metodologias utilizadas para seu entendimento; e b) O estudo dos processos determinantes de tais padrões. Primeiramente, buscaremos familiarizar o aluno com as estratégias utilizadas para análises populacionais e filogenéticas que são essenciais para o entendimento da história evolutiva e relações de parentesco entre os organismos (tanto entre organismos da mesma espécie quanto entre espécies diferentes). A segunda parte do curso é voltada para o estudo dos mecanismos de produção e manutenção da variabilidade genética nas populações lidando então com o entendimento de forças evolutivas como migração, mutação, deriva genética, bem como com a seleção natural, que afeta a expressão desta variação em fenótipos. Dessa forma, o curso terá então um viés aplicado para os conhecimentos teóricos de forma a fornecer aos alunos as ferramentas fundamentais para análises populacionais e evolutivas.

FAU-108: Ecologia Evolutiva

Ementa: Introdução à Ecologia Evolutiva. Biologia Evolutiva Darwiniana. O significado evolução do Sexo. Equilíbrio de Ligação e Sexo. Adaptação. Evolução dos Traços de Vida. Envelhecimento e outras características das histórias de vida. Seleção Sexual. Razão Sexual e Alocação Sexual. Ciclos de vida. Sistemas de acasalamento. Cuidado parental. A evolução adaptativa dos traços sociais.

FAU-109: Conservação Ex Situ Animal

Ementa: Serão abordados os aspectos históricos referentes aos zoológicos e aquários, bem como a evolução de seu papel na sociedade. Serão apresentadas situações em que a conservação ex-Situ é a estratégia mais adequada para a preservação de espécies animais. Serão reconhecidos os diferentes tipos de núcleos de conservação ex-Situ (zoológicos, aquários e criadouros conservacionistas) e a legislação básica que os regulamenta no Brasil e no mundo, além da estrutura e funcionamento das organizações nacionais e internacionais de zoológicos e aquários. Serão estudados aspectos do planejamento e gestão de núcleos de conservação ex-Situ, incluindo a definição e atividades práticas de studbooks, planos de sobrevivência de espécies, sistemas informatizados de armazenamento de dados, bem como análises de viabilidade populacional e simulações computacionais de estratégias de manejo. Serão também discutidos os aspectos práticos e éticos da reintrodução de animais na natureza bem como o monitoramento pós reintrodução.

FAU-110: Conservação Biológica

Ementa: Histórico do pensamento conservacionista. Conceitos de biodiversidade, ameaças à biodiversidade (fragmentação e degradação de hábitats, mudanças climáticas, tráfico da biodiversidade, introdução de espécies exóticas). Extinções, espécies ameaçadas. Valoração da biodiversidade. Conceitos ecológicos aplicados à conservação: populações e metapopulações, comunidades, ecossistemas e paisagem, nichos, interações e co-extinções. Planejamento e manejo de unidades de conservação. Conservação de populações e espécies. Conservação em áreas não-protegidas. Conservação ex-situ. Políticas públicas e conservação. Estratégias nacionais e globais para a conservação. Desenvolvimento humano e conservação.

FAU-112: Introdução ao Uso de Marcadores Genético-Moleculares

Ementa: A disciplina abordará aspectos relacionados a utilização dos marcadores cromossômicos, enzimáticos e de DNA na abordagem conservacionista, enfatizando os principais tópicos teóricos e práticos relacionados com as metodologias que são aplicadas nesta abordagem.

FAU-113: Microbiologia Aplicada à Saúde Animal e Ambiental

Ementa: A disciplina inclui os tópicos: (1) Manipulação de dejetos animais e alimentares em processos de compostagem aeróbica e sua utilização em fertilização; (2) Digestão e pro bióticos na nutrição animal; (3) Conceitos básicos e práticos de microbiologia aplicadas a saúde animal e ambiental e (4) Biotecnologia.

FAU-114: Ornitologia

Ementa: A disciplina visa apresentar os princípios básicos da ornitologia; discutir temas atuais da disciplina; apresentar e discutir os caracteres anatômicos e a sua importância na sistemática do grupo; caracterizar os principais grupos de aves da região Neotropical, discutindo suas relações sistemáticas e taxonômicas, além de problemas de conservação.

FAU-115: Ecologia Comportamental e Conservação

Ementa: A disciplina abordará os tópicos Seleção natural, ecologia e comportamento; Estratégias de uso de recursos no tempo e no espaço sobre: (1) Dispersão e migração; (2) Luta pelo acesso aos recursos: competição e predação; (3) Manejo da vida selvagem; (4) Conflito sexual e seleção sexual; (5) Sistemas de acasalamento e práticas de conservação; (6) A modelagem dos sinais: ecologia e evolução; (7) Testando hipóteses em ecologia comportamental: (8) Padrões evolutivos do comportamento; (9) Métodos de estudo em comportamento: (10) Etograma e conservação; (11) Ecologia comportamental humana: manejo e sustentabilidade.

FAU-116: Educação Ambiental

Ementa: A disciplina irá abordar os seguintes tópicos (1): Reflexão sobre os conceitos de meio ambiente, educação, conservação da biodiversidade, restauração ecológica, qualidade de vida e qualidade ambiental e suas articulações; (2) Caracterização da evolução da crise ambiental e do movimento ambientalista no Brasil e no mundo; (3) Elaboração de ‘linha do tempo’ e diagnósticos socioambientais; (4) Fundamentação das abordagens de educação ambiental: conservadora e crítica; (5) Aplicação de estratégias e técnicas de coleta de dados / produção de conhecimento/resgate cultural utilizando metodologias participativas, com a aplicação de: depoimentos, histórias de vida, entrevistas, grupos focais, entre outras; (6) Desenvolvimento de ação educativa, material didático ou pesquisa voltada ao tema Educação Ambiental no contexto da conservação da fauna; (7) Proposição de atividades diversas para a abordagem da Educação Ambiental que permitam (des)construir concepções e conceitos relativos a este campo complexo e em constante evolução, bem como problematizar a ação/atuação da/o educador/a ambiental na produção de conhecimentos em situação de campo.

FAU-117: Fauna Silvestre e Saúde Ambiental

Ementa: A saúde ambiental, conceitos e importância; saúde ambiental e fauna selvagem; doenças emergentes e a fauna selvagem; atividade antrópica e zoonoses ligadas à vida selvagem; interação animais domésticos e selvagens e seu efeito na vida selvagem; fragmentação de habitats e sustentabilidade da fauna selvagem.

FAU-118: Genética do Comportamento

Ementa: Esta disciplina pretende aprofundar os conhecimentos da influência genética e ambiental em comportamentos animais e processos relevantes para a modulação do comportamento. Serão discutidos os seguintes tópicos: Princípios básicos de genética Mendeliana e quantitativa; Nature, Nurture e Comportamento; Herdabilidade e comportamento; Identificando genes através de estratégia de reverse e forward genetics e suas implicações; O papel da epistasia na modulação do comportamento e correlação genótipo-ambiente; Estudo de genética de comportamento em populações naturais; Epigenética e Comportamento.

FAU-119: Educação Ambiental no Zoológico

Ementa: Educação Ambiental em Parques e Zoológicos; Desenvolvimento de Programas e Projetos de Educação Ambiental; Monitoramento e Avaliação de Projetos e Programas; Educação e Gestão Ambiental; Desenvolvimento de material pedagógico e visual.

FAU-120: Conservação de Fauna Silvestre: Manejo, Educação e Saúde Ambiental

Ementa: A disciplina versará sobre ações em cativeiro voltadas à conservação de animais silvestres e perspectivas para trabalhos in situ; noções básicas de anatomia e fisiologia em animais silvestres e interação entre biologia e medicina veterinária nas atividades de manejo em cativeiro e a campo; educação para conservação da biodiversidade; e biodiversidade e saúde ambiental.

FAU-122: Educação Para Conservação da Biodiversidade

Emente: A disciplina abordará em aulas teóricas e práticas, os seguintes tópicos: Educação para conservação; Educação Ambiental em Parques e Zoológicos; Desenvolvimento e Avaliação de Projetos de Educação Ambiental; Educação Ambiental com Comunidades, Educação e Inclusão Social, Sustentabilidade e Educação Ambiental; Pesquisa em Educação Ambiental.

FAU-123: Geoprocessamento Aplicado à Conservação da Biodiversidade

Ementa: 1 Introdução ao Sistema de Informação Geográfica (SIG) aplicado a Conservação da Biodiversidade 2 Visualização e consulta de dados geográficos 3 Funções de manipulação e cruzamentos de dados vetoriais 4 Funções para análise de dados geográficos matriciais 5 Fases da implantação de um SIG; 6 Disponibilização de informações geograficamente referenciadas; 7 Metodologia de suporte técnico a sistemas de informações geográficas

FAU-124: Abordagens Interdisciplinares de Pesquisas e Práticas em Educação Ambiental

Ementa da Disciplina: O movimento ambientalista e o histórico da EA no Brasil e no mundo; Análise crítica de documentos legais da educação ambiental; Interdisciplinaridade e educação ambiental; Fundamentos e Concepções de meio ambiente e educação ambiental; Educação ambiental crítica; Aprendizagem social e educação ambiental nas práticas escolares e na formação docente; Formação do professor para a sustentabilidade; Tendências e perspectivas da pesquisa em educação ambiental; Estudos sobre o Estado da Arte da pesquisa em Educação ambiental. Produção de conhecimento sobre a pesquisa em EA a partir de temas específicos (ex. biodiversidade, mudanças climáticas, práticas escolares, formação de professores, resíduos sólidos, recursos hídricos, etc).